segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Construindo um microfone com caixa de fósforos

  Já imaginou como funciona um microfone? Sabemos que ele captura o som e serve para transmiti-lo através de uma caixa de som, neste experimento veremos como montar um microfone apenas com uma caixinha de fósforos e algumas pontas de grafite, buscando entender melhor todo esse processo pelo qual passa o som!

  O som é na verdade uma onda mecânica, ou seja, significa que ele precisa de um meio para se propagar, como vivemos em meio ao ar, ele se utiliza das moléculas de ar para se propagar, conforme vibramos nossas cordas vocais o ar também vibra, e isso vai sendo transmitido através do ar até chegar aos ouvidos que recebem a mensagem e mandam para o cérebro interpretar, contudo utilizamos um meio intermediário, que é o microfone, ele na verdade capta as vibrações que emitimos e transforma em “sinais elétricos” que são levados até a caixa de som, conforme cada “sinal” que a caixa recebe ela produz uma vibração, produzindo assim o som que ouvimos. Vamos ao experimento para entender melhor como irá funcionar este microfone.

MATERIAIS:

  Antes de começar são necessários alguns materiais:
  • ·       1 caixa de fósforos;
  • ·       1 bateria de 9 volts;
  • ·       1 adaptador de bateria;
  • ·       1 fio duplo (de preferência grande);
  • ·       3 pontas de grafite tamanho 2.0;
  • ·       1 alto-falante.


MONTAGEM

  A montagem do experimento é bem simples e requer apenas alguns cuidados no processo para não quebrar as pontas de grafite, inicialmente deve-se retirar a “gavetinha” da caixa de fósforos, apenas ela será utilizada no processo, em seguida deve-se fazer dois furos na lateral menor dela, de tamanho suficiente para que as pontas de grafite passem por eles

Imagem 1 – furos na caixa

  Após fazer os furos passe duas pontas de grafite através deles, de modo que parte das pontas fique do lado externo, em seguida quebre uma terceira ponta na medida da caixinha (tente não deixar muito justa, pois a pontinha deve se movimentar livremente)

Imagem 2 – grafites na caixa

  Isto já é o microfone, porém, ainda não funciona pois necessita de uma saída de som (alto-falante) e de eletricidade que virá da bateria, pegue o adaptador e encaixe na bateria, você verá que ficaram dois fios livres saindo do adaptador, pegue um desses fios e enrole em uma das pontas grandes de grafite, e deixe a outra ponta do adaptador livre. Em seguida pegue o fio duplo, pegue a ponta livre do adaptador e enrole em uma das pontas do fio duplo (apenas as partes dos fios que conduzem eletricidade devem ser enroladas), veja que uma das pontas do fio duplo ficou livre, pegue-a e enrole na outra ponta grande de grafite, para entender melhor observe o esquema:

Imagem 3 – ligação dos fios

(O esquema não está relacionado ao tamanho do fio duplo, o ideal é que se use um fio longo).

  Perceba agora que existem duas pontas do fio duplo soltas, essas duas pontas devem ser enroladas nos fios do alto-falante

Imagem 4 – conexão com alto-falante

  E pronto, o microfone está finalizado e pronto para usar, é só falar próximo a caixa de fósforos que o som irá sair no alto falante. Mas por que isso acontece? É bem simples, conforme vibramos o ar com a nossa voz, ele irá vibrar o grafite pequeno que está no meio da caixa de fósforos, perceba que não existe ligação entre os fios, a única ligação que permite a passagem da corrente elétrica é através dos grafites, quando a corrente chega no alto-falante ela “movimenta” o eletroímã, que pode ser chamado de imã elétrico, ele se afasta ou se aproxima do “imã comum” do alto falante de acordo com a corrente elétrica que recebe, e isso transforma eletricidade em onda sonora através dos movimentos no alto-falante, quando vibramos o grafite pequeno é como se estivéssemos ligando e desligando a conexão entre a bateria e o alto-falante de acordo com nossa voz, fazendo ele reproduzir nosso som!

APLICAÇÃO NA ESCOLA

  O experimento “Microfone com caixa de fósforos” foi apresentado na 1ª Feira de Física na escola CETI de Parnaíba – PI, demonstrando aos alunos a atuação das ondas sonoras no ambiente, e os aspectos físicos no funcionamento de um microfone.

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