COMO OCORRE A REFLEXÃO?
Reflexão é o
fenômeno pelo qual a luz ao encontrar um obstáculo é rebatida. Para melhor compreender este fenômeno é preciso antes definir as duas etapas da reflexão.
Fonte: Portal feira de ciências
REFLEXÃO
E SUAS ETAPAS:
. Na primeira
etapa (incidência) o raio de luz chega até o espelho. Ao ângulo que este raio
forma com o espelho damos o nome de ângulo de incidência. Já na segunda etapa,
o raio de luz que sai do espelho chamamos de reflexão. Ao ângulo que este raio
forma com o espelho damos o nome de ângulo de reflexão.
Fonte: Portal feira de ciências
LEIS
DA REFLEXÃO
Os
fenômenos em que acontecem reflexão, obedecem a duas leis fundamentais:
1ª Lei
da reflexão
O
raio de luz refletido e o raio de luz incidente, assim como a reta normal à
superfície, pertencem ao mesmo plano, ou seja, são coplanares.
2ª
Lei da reflexão
O
ângulo de reflexão (r) é sempre igual ao ângulo de incidência (i).
i = r
COMO
CONSTRUIR?
Para
preparar nosso espelho precisaremos reunir algumas coisas para sua construção.
·
1 Caneta
·
1
espelho
·
1
pente
·
1
lanterna
·
1
transferidor
COMO FUNCIONA O
EXPERIMENTO?
Um espelho é colocado
na posição vertical em contato com a superfície de uma mesa.Em sua frente,
colocamos um pente com os dentes encostados na mesma superfície. Posicionamos
uma lanterna de modo que as sombras produzidas pelos dentes do pente atinjam o
espelho fazendo sombra na superfície, tanto quando incide no espelho, como
quando refletem.
Como saber se o
experimento funcionou?
Para conferir se o
experimento realmente funcionou, basta verificar a lei da reflexão! Coloque um
papel na superfície da mesa, em baixo do espelho e do pente. Risque a trajetória
de um dos raios que saem do pente e são refletidos pelo espelho.Com o
transferidor em mãos basta medir os ângulos de incidência e reflexão e
constatar que eles são iguais.
Eureca! Nosso
experimento funcionou!
ESQUEMA GERAL DO EXPERIMENTO:
Fonte: pente reflexivo acervo pessoal, (2017).
As dificuldades existentes para o ensino e aprendizagem
da Física nos levam a pensar na importância de que sejam utilizados outros recursos
pelo professor para sua atividade. Aliar uma das formas de arte ao ensino de
Física é algo que tem grandes possibilidades de inclusão para a disciplina.
Podemos
observar que o estudo de um determinado tópico por meio de várias
formas/métodos permite um aprendizado mais significativo por parte dos alunos,
pois as chances deles se identificarem com um desses métodos são bem maiores.
Observamos também que quando tratamos de temas matemáticos a partir de
informações fornecidas pelo cotidiano dos alunos, as atividades ficam mais
prazerosas e interessantes.
Fonte: montagem do pente reflexivo, acervo pessoal (2017).
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