domingo, 24 de dezembro de 2017

TERMÔMETRO



INTRODUÇÃO
            O termômetro é um instrumento para medir a temperatura dos corpos e que, em geral, atinge o equilíbrio térmico com o sistema sujeito à medição. O primeiro termômetro foi inventado por Galileu em 1602. O termômetro era composto de uma parte de vidro arredondada, chamada de bulbo, e um fino “pescoço”, também de vidro, que servia para ser imerso em um recipiente que contivesse água e corante.

OBJETIVO
            O experimento do termômetro tem como objetivo demonstrar de forma mais visível a dilatação volumétrica (é a variação do tamanho ou volume) dos líquidos e, a presença da chamada condução térmica (e transferência de calor) que varia de acordo com a temperatura.

MATERIAIS
Neste experimento foram utilizados:
·         Bulbo de Lâmpada;
·          Corante Vermelho ou Verde;
·          Álcool Isopropílico 92%;
·          Mangueira Transparente;
·          Material para vedante (chiclete, durepoxi, massa de modelar);

MONTAGEM
1° passo: pegue a lâmpada (Figura 1) e, com muito cuidado e auxilio de uma faca ou algo pontiagudo retire o bulbo da lâmpada. E insira o material vedante nas bordas da lâmpada (Figura 2).
            
  Figura 1  


            
     Figura 2
                                             
2° passo: Utilizando o material vedante, conecte e vede bem a mangueira transparente (Figura 3) ao bulbo (Figura 2), de forma a fixá-los um ao outro (Figura 4).
   
                       
Figura 3

Figura 4
                                   
3° passo: Misture o corante ao álcool até que a solução fique homogênea.
4° passo: Já vedado a mangueira ao bulbo (Figura 4), insira a mistura a extremidade livre da mangueira, de forma a retirar todo o ar dentro do bulbo (Figura 5). Pronto, agora é só colocar em contato com as fontes quentes ou frias, e observar o comportamento do experimento.
 
                                       
Figura 5
                                     
Procedimento e Resultados
Primeiro se fixou a marcação inicial do termômetro como a temperatura ambiente.
Depois, o termômetro foi mergulhado a uma fonte quente, nesse caso, utilizou-se um recipiente com água em seu estado de ebulição (uma temperatura aproximada de 100°C), e observou-se que o liquido aumentou seu volume pois a solução subia pela mangueira transparente. Ou seja, realmente houve a dilatação volumétrica do liquido.
Posteriormente, o termômetro foi mergulhado a uma fonte fria, onde utilizou-se água congelada, em seu estado sólido (uma temperatura aproximada de 0°C), e observou-se que o liquido diminuiu seu volume pois a solução descia pela mangueira transparente. Ou seja, o termômetro cedeu calor ao gelo, baixando sua temperatura.
Contudo, chegou-se a conclusão de que a dilatação é diretamente proporcional a temperatura, ou seja, quanto maior for sua temperatura, maior será a dilatação do liquido.

Desenvolvimento das atividades

      
      
Figura 6


As atividades foram desenvolvidas numa escola estadual de ensino médio em tempo integral (Parnaíba-PI) onde um grupo de alunos do 2° ano (Figura 6) ficou responsável pela montagem do experimento. Além disso, tiveram que se apossar dos conteúdos envolvidos pelo experimento e de como este funcionava. Depois, puderam apresentar na feira de física para alunos de outras séries de sua própria escola.

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