terça-feira, 26 de dezembro de 2017

FEIRA CIENTÍFICA CEEP LICEU PARNAIBANO: MULTIPLICANDO SABERES.

Uma feira científica, quando bem planejada e desenvolvida, pode ter um impacto muito marcante no modo de ver o conteúdo que está sendo exposto tanto para quem está para observar quanto para quem está apresentando. Isso porque ao se estudar de forma teórica um determinado assunto na área da ciência e em seguida se deparar com um experimento relativo a esse assunto ocorre uma assimilação do que foi visto teoricamente com a visualização prática do conteúdo.

FEIRA CIENTÍFICA MULTIPLICANDO SABERES

Foi pensando nisso que a Coordenação do colégio estadual de ensino médio técnico CEEP Liceu Parnaibano realizou, no dia 17 de novembro do corrente ano, uma feira científica que abrangia as áreas de conhecimento dos cursos técnicos ofertados na instituição e das disciplinas do ensino médio regular. Devido a sua multidisciplinaridade, este evento recebeu o nome de Feira Científica Multiplicando Saberes. 
Nesse evento, foram expostos mostras de administração, edificações, robótica, química, física, nutrição, etc. O horário das atividades foi manhã (de 7:30 ás 11:30) e tarde (de 13:30 às 17:30); nesse período foi recebida a visita de estudantes de várias escolas de Parnaíba, bem como de pessoas em geral que vieram apreciar a feira. Os alunos do próprio Liceu Parnaibano que fizeram mostras de experimentos, além deles houve a participação dos bolsistas do PIBID de física do Instituto Federal do Piauí-Campus Parnaíba.

Alunos do Colégio Estadual Lima Rebêlo visitando o stand de robótica
Alunos do colégio Estadual Lima Rebêlo visitando o stand do PIBID de Física

 A PARTICIPAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID DE FÍSICA: A FÍSICA EM OBJETOS DO DIA A DIA.


Os bolsistas do PIBID de Física do instituto federal do Piauí-campus Parnaíba, apresentaram mostras de experimentos que formam a base científica de diversos equipamentos e fenômenos físicos que encontram-se inseridos no cotidiano. Dentre esses experimentos estão, o motor de Faraday que foi o primeiro motor elétrico já inventado, o martelo de Wagner, que explica o funcionamento da campainha elétrica, o trem magnético, que explica como funcionaria um trem impulsionado por forças magnéticas, o motor elétrico, que é a base para motores elétricos mais avançados, o motor a vapor, que serve para explicar o funcionamento de usinas termoelétricas. Tais experimentos, por explicarem fenômenos já conhecidos dos alunos, são capazes mostrar que sempre há uma relação e aplicação do fenômeno físico que é ensinado em sala de aula com o dia a dia.



 Houve um grande interesse por parte dos alunos em relação ao funcionamento de cada experimento. Isso leva a concluir que ensinar Física torna-se muito mais atrativo quando se faz o uso de experimentos para ilustrar o conteúdo a ser aprendido.
Para saber mais sobre cada experimento, como montagem, de que forma foi apresentada no evento, materiais e custos, veja a postagem referente a cada experimento nesse blog, links abaixo: 
Motor de Faraday;
Microscópio caseiro
Motor elétrico;
Trem magnético;
Martelo de Wagner;
Motor a vapor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário