sábado, 4 de fevereiro de 2017

XXII SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física



Ocorreu na USP de São Carlos - SP, de 23 a 27 de Janeiro de 2017, o XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.
IFSC - Instituto de Física de São Carlos - USP

Na ocasião, o aluno Alberto Senna Dias Neto, estudante de Física do IFPI Campus Parnaíba e bolsista do PIBID apresentou trabalho “PIBID DE FÍSICA: USANDO ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO ATRATIVO PARA ENSINO DE FÍSICA NO LICEU PARNAIBANO”, que tem como autores, Alberto Senna Dias Neto, Rafael Magalhães dos Santos, Itamar Vieira de Sousa Júnior e Cristiano Pessoa Lages. O trabalho foi apresentado na modalidade poster e trata da experiência com ensino de física através de robótica educacional vivida pelos alunos Alberto Senna Dias Neto e Rafael Magalhães dos Santos, ambos do curso de Licenciatura em Física do IFPI Campus Parnaíba. As atividades descritas no trabalho são parte do PIBID de Física que atua junto a diversas escolas na cidade de Parnaíba.

O trabalho pode ser encontrado no endereço: 
Alberto Senna Dias Neto

O PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, é um programa do Governo Federal que tem por objetivo valorizar a formação de professores da educação básica através da concessão de bolsas para alunos de Licenciaturas.

O XXII SNEF contou com 1442 participantes de todos os estados e do Distrito Federal. No evento, foram realizadas 388 apresentações orais, 365 apresentações de poster, 54 cursos e 57 oficinas, 17 palestras, 13 mesas redondas e duas conferências (abertura e encerramento), além de atividades culturais.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas no XXII SNEF, destacaram-se a palestra de abertura, “Engaging Students with Research-Validated Uses of Technology” (tradução livre: Envolvendo os Estudantes com uso de Tecnologias validadas por pesquisa),  apresentada pelo professor David Sokoloff, da Universidade do Oregon nos Estados Unidos da América, que contou com tradução simultânea, além do curso sobre “Active Learning” (Aprendizagem Ativa) ministrado pelo mesmo. 


Oficina "Active Learnig with interactive Lecture Demonstrations"
As diversas atividades e trabalhos foram divididas de acordo com as seguintes áreas: 
- Ensino e Aprendizagem em Física
- Materiais, Métodos e Estratégias de Ensino de Física
- Seleção, Organização do Conhecimento e Currículo
- Formação de Professores e Prática Docente
- O Ensino de Física para a Graduação
- História, Filosofia e Sociologia da Física
- Alfabetização Científica e abordagens CTS no ensino de Física
- Divulgação Científica e Educação Não Formal
- Tecnologia da Informação e Comunicação
- Cultura, Linguagem e Cognição no Ensino de Física
- Educação Científica, Política e Sociedade
- A Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Equidade, inclusão social e estudos culturais e o ensino de Física

A próxima edição do evento será realizada em Salvador-BA, em Janeiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário