Holograma
é uma imagem tridimensional obtida a partir da projeção da luz sobre figuras
bidimensionais. Essas "fotografias em três dimensões" são formadas através
do processo da holografia, que funciona devido a propriedade ondulatória da luz.
OBJETIVO
O objetivo deste experimento é
observar e conhecer os princípios de física, assuntos como óptica e reflexões
em um único ponto, analisando o experimento e observando a aprendizagem do
conteúdo.
MATERIAIS
·
Papel;
·
Capa de CD (transparente);
·
Régua;
·
Estilete;
·
Tesoura;
·
Cola;
·
Caneta ou lápis e
·
Uma fita (serve durex).
MONTAGEM
Inicie o projeto no papel, montando
o desenho de um trapézio, com as medidas de 1 cm (base menor), 3,5 cm de altura
em cada lado e 6 cm na (base maior). Observação na imagem para auxílio. Inicie
pelo topo (base menor), sempre usando uma régua como ajuda no desenvolvimento.
Logo depois, recorte o
molde com a ajuda de uma tesoura e cole-o em uma das capas transparentes do CD.
Para isso, desmonte a caixa e remova cuidadosamente as bordas do CD, para poder
utilizar a parte transparente;
Utilizando o estilete,
logo após a secagem da cola, recorte em volta do molde e o retire cuidadosamente
para que não possa haver fissuras.
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Imagem 3 – corte do estilete. (Fonte: acervo pessoal) |
Após a retirada de todos os quatros moldes, junte-os, e com uma fita deixe de modo bem fixo os quatro lados e veja que formará um holograma.
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Imagem 4 – Holograma fixado. (Fonte: acervo pessoal) |
PROCEDIMENTO
EXPERIMENTAL
Após a
confecção de todo o experimento, utilizar como suporte um celular ou tablet
para a projeção do vídeo em 3D, os vídeos apropriados podem ser encontrados no
YouTube por meio do nome de pesquisa: holograma vídeo. Em um ambiente apropriado,
ou seja, com pouca luminosidade, coloque sobre o celular o holograma, em
seguida acione o vídeo no celular, fara-se então, com que a imagem projetada no
celular seja projetada no pequeno objeto confeccionado.
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Imagem 5 – Projeção. (Fonte: acervo pessoal) |
DESENVOLVIMENTO
DAS ATIVIDADES
Todo o processo
das atividades foi realizada na instituição de ensino CETI Polivalente Lima Rebelo, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID) e se dividiram em parte
teórica com um sistema metodológico, com uma explicação de todo o assunto
envolvido no experimento e de como seria realizado a construção do experimento.
Em seguida, com o auxílio dos bolsistas, os estudantes iriam construir, passo a
passo, o experimento escolhido. Após essa etapa, a última parte do processo de
atividades foi a explicação do experimento e dos assuntos de física, que
nortearam a experiência, essa última etapa foi realizada pelos discentes, refletindo
uma espécie de aprendizagem do experimento.
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Imagem 6 – alunos confeccionando. (Fonte: Mariene Sales) |
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Imagem 7 – explicação do experimento. (Fonte: acervo pessoal) |
CONCLUSÃO
A realização do
experimento com os discentes foi de grande proveito, tanto para os estudantes
participantes no experimento como para os que foram a prestigiar o evento,
oriundo de uma observação experimental do conteúdo realizado. Para os bolsistas
do PIBID, foi de extrema importância a experiência vivenciada, pois por meio
dela, pode ser observada, com os estudantes, a confecção do experimento, o desenvolvimento
do experimento e a exposição do mesmo. Pode-se perceber ainda, o aprendizado
dos discentes e a fixação dos conteúdos por nós propostos. Durante todo o
processo experimental era visível a curiosidade, que fora despertada entre os
discentes e que os ajudou na aquisição de conhecimentos, dentro de uma perspectiva
mais clara e mais dinâmica, juntamente com o que proporcionou a atividade
experimental.
REFERÊNCIA
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