terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Feira Científica Multiplicando Saberes: Relação entre Corrente Elétrica e Campo Magnético.

    Apesar de ser comprovado que a eletricidade e o magnetismo são fenômenos que estão intimamente ligados é comum ainda vermos em nosso cotidiano pessoas associando a eletricidade e o magnetismo como coisas totalmente distintas. No entanto, Cristian Oersted constatou (cerca de 200 anos atrás) que ambos os fenômenos estão estreitamente relacionados, mostrando que se fizermos fluir eletricidade (corrente elétrica) num fio condutor, criaremos em torno deste fio um campo magnético similar aos gerados pelos os ímãs. Diante disso, pensamos em salientar na Feira Científica Multiplicando Saberes, experimentos que estivessem associados à tal fenômeno, com o objetivo de mostrar e verificar que todo fio condutor, quando atravessado por uma corrente elétrica, cria em torno de si um campo magnético. Para demonstrar isso, também foi utilizado o seguinte experimento:

- Materiais: 
• 01 fio de cobre esmaltado (60 cm);
• 01 pilha de 9V;
• 01 bússola.
• 01 fita isolante (30 cm)

     Para a demonstração do fenômeno é necessário realizar várias voltas no fio e deixá-lo em forma circular, fixando-o com fita isolante e admitindo que suas extremidades fiquem livres (1).  Posteriormente, deve-se colocar cada extremidade do fio em cada lado da pilha (raspar as pontas do fio antes de inserir) (2). Após o fio entrar em contato com a pilha, aproxime o conjunto da bússola e verifique que na agulha desta vai haver uma deflexão (3). Isso só acontece porque a bússola é um instrumento que se orienta de acordo com o campo magnético em que ela está inserida. Ilustraremos o passo-a-passo nas figuras a seguir:


Figura I: Instrumentos

Figura II: Funcionamento do aparato. 

         Constatamos que muitos dos alunos e ouvintes ainda desconheciam tal fenômeno. E, apesar de utilizarmos um experimento simples, através dele, alguns dos ouvintes puderam constatar e fixar conceitos importantes relacionados ao eletromagnetismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário